Projeto entre Prefeitura e Unipampa deve orientar comunidade na prevenção à zoonoses

Data de publicação: 26 de junho de 2019

Uma reunião buscou alinhar estratégias de ampliação e intensificação do projeto do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que trabalha na orientação dos moradores sobre animais domésticos e a prevenção de zoonoses.

Participaram do encontro, realizado no NUMESC, o professor da Unipampa, Tiago Gallina; três acadêmicas do 3º semestre, os secretários municipais de saúde, Celso Duarte, e de meio ambiente e bem estar animal, Darlan Moura, além de servidores das duas pastas.

Durante a reunião, o professor apresentou o histórico do projeto que foi implantado neste semestre, a partir da distribuição de questionários em três ESF´s e ganhou repercussão na comunidade com a atividade prática realizada no dia 15 de junho, com palestras para os moradores do bairro União das Vilas e a vermifugação de cães e gatos.

Ações similares estão previstas para acontecer na manhã do próximo sábado (29), no Piquete Otacílio Borges (ao lado da ESF 22, no Bairro Cabo Luiz Quevedo, que vai estar aberta) e na rádio São Miguel, tendo como referência os moradores da ESF 5, junto à Vila Francisca Tarragô.

Os dois secretários colocaram as estruturas e serviços das pastas à disposição para a intensificação do projeto junto às comunidades. E defenderam a definição de um cronograma de ações para que todos os bairros sejam atendidos nos próximos meses.

O professor Gallina explicou que pretende retomar o projeto no próximo semestre e que parte do trabalho tem que ocorrer em sala de aula. Portanto, as ações nos bairros só voltariam a acontecer em novembro. Questionado pelos secretários, o professor disse que vai tentar antecipar a data para setembro.