Final de semana será "D" combate à Gripe

Data de publicação: 24 de maio de 2019

A intenção é aproveitar a mobilização de todos os setores para chamar a atenção da comunidade quanto à importância da imunização. A vacinação em Uruguaiana, assim como em todo o País iniciou no mês de abril dando atenção exclusiva aos grupos de risco (gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas). Até o momento, 29.785 vacinas foram aplicadas, sendo que a meta é imunizar 37.190 pessoas pertencentes ao grupo de risco que tem um total de 41.322 indivíduos. O número de pessoas vacinadas representa 69,60% do público alvo. “Apesar de todo o trabalho de conscientização que vem vendo realizado por nossas equipes, ainda temos um alcance considerado baixo diante da importância do tema. Chama a atenção o baixo número de crianças imunizadas entre os grupos prioritários. Até o momento atingimos apenas 63% de alcance nesta categoria. Os pais precisam estar atentos e levarem os seus filhos aos postos”, disse o secretário de Saúde, Celso Duarte.
Estarão abertas das 8h às 14h, as Estratégias da Saúde da Família Central, Rui Ramos, Cidade Nova, Cohab I, Tarragó, São João, União das Vilas, Tabajara Brites, Hípica I e II, Cidade Alegria, Profilurb, João Paulo II, CAIC e Cabo Luiz Quevedo.

Carreta da Saúde
Conforme o prefeito Ronnie Mello, no domingo, a Carreta da Saúde, a van do Consultório na Rua e a van do DST/Aids estarão no Parque Dom Pedro II atendendo a comunidade. “Uma série de atividades será desenvolvida pela Prefeitura de Uruguaiana através de suas secretarias. A Carreta da Saúde estará no Parcão levando ao público os serviços de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatite, além de verificação de glicose, pressão arterial e vacinação contra a gripe. Toda a população está convidada”, disse o Prefeito.
Segundo o secretário Celso, a campanha contra a gripe terá um final de semana “D” no município. “Com a abertura dos postos em mais um sábado e o funcionamento da Carreta da Saúde no domingo, Uruguaiana terá o seu final de semana ‘D’ combate à gripe”, enfatizou.
A Carreta estará no Parcão a partir das 16h quando também teremos feira de artesanato, praça de alimentação, mateada com o apoio da Ecomate, exposição do Exército Brasileiro com pista de cordas, oficinas e exposição de embarcações pela Marinha do Brasil, shows com artistas locais do projeto Valores da Nossa Terra, apresentações artísticas com invernadas de Uruguaiana, além da apresentação da campeã do Carnaval Os Rouxinóis. O grupo gauchesco Tchê Barbaridade completa o domingo de serviços e atrações no Parcão. “A programação foi feita com muito carinho, pois marca os 173 anos de emancipação de nossa Uruguaiana. Esperamos lotar o Parcão”, finalizou o prefeito Ronnie Mello.