Parceria garante descaracterização de calçados que serão doados às famílias de baixa renda

Fonte: ASCOM Prefeitura de Uruguaiana
Data de publicação: 10 de maio de 2019

Iniciou na manhã desta quinta-feira (9), através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Uruguaiana e o Exército Brasileiro, o trabalho de descaracterização dos calçados apreendidos em 2018 pela Polícia Civil e Receita Federal e doados para o Município para repasse às famílias de baixa renda.

Segundo o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, a Prefeitura solicitou apoio ao Exército e, imediatamente, foi atendida. “Conversei com o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Elton da Rocha na quarta-feira e fui informado da necessidade de apoio para descaracterização desses calçados. Então fiz contato com o Comandante do 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, Ricardo Nigri, que através do Estado Maior, Coronel Marinho, imediatamente colocou dez de seus soldados à disposição da Prefeitura. Na manhã desta quinta-feira o grupo já se apresentou e deu início aos trabalhos”, disse o Prefeito Carús.

Em 2018, a Polícia Civil e a Receita Federal doaram ao Município 11 mil pares de tênis apreendidos em ação de combate à venda de mercadorias contrabandeadas. Parte deles já passou por essa descaracterização, mas a maioria ainda precisa ser submetida ao processo. A ideia é retirar a identificação comercial de pelos menos cinco mil pares nas próximas semanas para que sejam doados às famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico e aos participantes de projetos sociais, como por exemplo, do Programa Forças no Esporte, realizado pelo 22º GAC com o apoio da Prefeitura. “A doação feita por essas instituições para a Prefeitura é de suma importância e a mão de obra do Exército comprova que o Município trabalha com o apoio de todos os segmentos da segurança.

Mais uma vez o Exército mostra que está sempre à disposição da comunidade. Quero agradecer ao Comandante do 22º Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsado, Tenente-Coronel Alexsander Aquiles da Conceição e ao Comandante da Brigada Charrua, Ricardo Nigri, por este olhar amigo que têm para com a nossa cidade”, disse o Vice-Prefeito.

À tarde, o prefeito Ronnie Mello e o Vice Carús acompanharam os trabalhos realizados pelos soldados. “A importância desta ação vai além da ajuda para as pessoas carentes. Trata-se também do exercício da solidariedade, pois cada um deles levará para a sua vida a experiência de ter ajudado alguém que precisa”, relatou o prefeito.
O trabalho de descaracterização está sendo realizado na Secretaria Desenvolvimento Social e Habitação.